[Passo-a-passo] Pão Paleo Alentejano – versão manual e máquina de fazer pão

Algumas pessoas têm tido dificuldade em desvendar a textura certa neste pão em cada fase. A receita é muito simples e rápida de preparar, por isso hoje partilho convosco um passo-a-passo.

É um pão excelente, sem ovos (para mim, pão com ovos sabe a bolo!) com um miolo apertado, como o pão alentejano.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Para um pão de aproximadamente 500 g, necessitam de:

170g farinha de sementes de girassol**

210 g polvilho doce ou azedo***

15  g de levedura fresca para pão (por exemplo) ou 1 saqueta (aprox.  10 g) levedura seca para pão (por exemplo)*

1 colher de café de sal marinho

1 colher de sopa de azeite virgem extra

200 g água

  1. Começar por passar as sementes a farinha, caso não a tenham adquirido assim, eu para tal junto: sementes, polvilho, levedura (se for seca) e sal no robot e pulverizo 1 min. na vel. 10.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

2. Juntar o azeite e a água (neste caso, se a levedura for fresca, dissolver na água) e misturar com um garfo. Sim, apenas com um garfo!

SAMSUNG CAMERA PICTURES

3. Irá ficar com este aspecto. Nem demasiado líquido, nem demasiado “cimento” 🙂 Deixar levedar por 30 minutos.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

4. Depois de ter levedado, a massa irá ficar mais “esponjosa”. Assim:

SAMSUNG CAMERA PICTURES

5. Neste momento é importante que, ao mexer na massa, esta seja de imediato colocada numa forma forrada com papel vegetal e logo no forno pré-aquecido a 180ºC. Neste ponto, este é o aspecto que tem a massa.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

6. Ao colocar na forma, podem humedecer as mãos e passar sobra a massa para a alisar e colocar depois sementes a gosto. No forno vai cozer durante 1 hora, aos 30 minutos tapo-o com alumínio para não tostar demais. Quando o forno der sinal que passou uma hora, o pão deve ser de imediato retirado do forno, senão irá ficar compacto.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

7. Assim 🙂

SAMSUNG CAMERA PICTURES

8. Agora o último detalhe. Devem esperar que arrefeça um pouco antes de partir. Como tem polvilho doce, fica muito “enqueijado” quando quente. Sendo que o miolo ganha firmeza conforme arrefece. Aqui podem ver a diferença entre pão corto meia hora após arrefecer (já é ok) e no dia seguinte:

Aqui podem ver o efeito no pão se não o retirarem logo do forno ou não o cozerem na forma adequada:****

PicMonkey Image

Deixo aqui um vídeo exemplificado da textura da massa quando se está a misturar, para que possam verificar o grau de humidade que deve ter e depois a massa após ter levedado durante meia hora:

Forma recomendada 175x80x55 mm: aqui

SAMSUNG CAMERA PICTURES

*NOTA:  Pode ser utilizado bicarbonato de sódio em vez de levedura, nesse caso não necessita de levedar. Mas dependendo das sementes pode reagir e ficar verde, afetactando o sabor. A textura fica um pouco diferente, mas bom na mesma!

SAMSUNG CAMERA PICTURES

**NOTA: Pode utilizar-se outras sementes a gosto, p.ex.: teff, chia, linhaça, quinoa, sarraceno, etc. Se se utilizar maioria de sarraceno será necessária maior quantidade de água. Nesse caso adicionar até a consistencia pretendida. O mesmo pode acontecer com chia ou linhaça e nesse caso deve ser ajustada a quatidade de água. Eu gosto particularmente de fazer misturas de diversas sementes.

***NOTA: Pode utilizar-se farinha de teff, farinha de araruta ou polvilho azedo a substituir o polvilho doce. Teff poderá necessitar de menor quantidade de água.

****CORTO vs CORTADO: “Corto” é um regionalismo utilizado no Alentejo. Sei escrever, mas neste pão, opto por me manter fiel ao dialecto da minha terra.

Versão Máquina de Fazer Pão (MFP)

  1. Colocar a água morna, a levedura (fresca ou seca), o azeite e de seguinda as farinhas e sal.
  2. Seleccionar o programa sem glúten ou em alternativa o programa normal.

18555173_1517117921653475_1120169407_n

Atenção que consoante as cubas da MFP pode resultar melhor se for em duplicado.

Qualquer questão, tirem foto do resultado e perguntem que tentarei ajudar!

 

Anúncios

86 pensamentos sobre “[Passo-a-passo] Pão Paleo Alentejano – versão manual e máquina de fazer pão

    • Talvez dependa das sementes e do quanto moída estão, aqui bate sempre certo. No entanto, se achares que falta mais água acrescenta a pouco-e-pouco aé que fique com uma consistência próxima da que transparece ans fotos.

      Gostar

  1. Pode me indicar as quantidades da farinha?
    Quanto usou de cada ingrediente para a farinha de sementes?
    Não costumo acertar com estes pães e acho q este tem mto bom aspeto!!

    Gostar

    • Olá! Sim! Pode ser utilizado bicarbonato de sódio em vez de levedura, nesse caso não necessita de levedar. Não deve utilizar-se sementes de abóbora pois irá ficar verde e afetar o sabor. A textura fica um pouco diferente, mas bom na mesma!

      Gostar

  2. Sou uma principiante interessada na alimentação “Paleo”. Para confecionar este delicioso pão tenho algumas questões para as quais peço ajuda:
    – Para a farinha de sementes, compro sementes separadas e uso o moinho? Onde posso encontrar a farinha já pronta?

    – A levedura é a usada para o fabrico normal do pão? Pode ser comprada na padaria, ou onde posso comprar?

    – Pode ser uma forma de bolo inglês? O papel vegetal não é untado com gordura?

    Peço desculpa por estas perguntas.
    Obrigada por me esclarecerem.

    Edviges

    Gostar

    • Olá!

      Eu faço a farinha de sementes em casa, no entanto podes comprar algumas farinhas já prontas, como a farinha de trigo sarraceno, farinha de quinoa e farinha de linhaça.

      Pode ser numa forma de bolo inglês mas se for maior o que a recomendada, sugiro que faça a receita em duplicado, senão irá influenciar o tempo de cozedura.

      Pergunte tudo o que precisar! Obrigado! Depois diga como correu.

      Gostar

  3. Olá.
    Fiz a primeira vez e graças à preciosa ajuda das fotos saiu muito bem.
    No entanto a minha forma é talvez demasiado comprida e pergunto, caso duplique a receita os tempos de cozedura serão alterados?
    Obrigado.

    Gostar

  4. Obrigada Márcia pela partilha. Finalmente um pão que convence a todos cá em casa 🙂 ! Só uma pequena dúvida: será que se pode por a massa a levedar já na forma que vai ao forno? A massa levedada fica tão fofa que até tenho medo de lhe mexer e estragar… 😀

    Gostar

  5. Olá bom dia
    Vou fazer o pão mas quero fazer maior
    Já coloquei as farinhas e o polvilho em duplicado
    Mas surgiu-me uma questão
    Sal e Fermento também devo duplicar a quantidade?
    Deu-me uma branca

    Liked by 1 person

  6. 🙂 muito bom aspecto. Mas não me leve a mal. Como está muita gente a ler a receita, será melhor corrigir “corto” por cortado. É a forma correcta. 🙂 Obrigada pelas explicações e demonstração com imagem. Muito útil.

    Gostar

  7. Olá fiz já por 3 vezes na máquina de pão e nunca ficou bem, ficando sempre muito compacto e cru. No programa normal reparei que a máquina deixa levedar por 30 minutos e depois amassa e torna a deixar em repouso e aí já vi que está mal, outra questão é a da água é que triturei sementes de girassol e linhaça em iguais proporções e reparei que a massa fica mais seca do que no video será por isso que o pão não cresce? Obrigado.

    Gostar

    • Bom dia! A linhaça vai necessitar de maior quantidade de água, mas no final irá ficar com uma textura mais húmida. O ideal seria dominar primeiro só com girassol e depois ir adicionando outras sementes.

      Sim, na máquina de fazer pão é necessário jogar com o tamanho da cuba, que varia de máquina para máquina e com os programas específicos de cada máquina. Quando refere que o pão fica cru, significa que a massa fica líquida e esbranquiçada? Ou fica como o que apresento na imagem de pão cozido demais?

      Gostar

      • Olá, tentei novamente mas desta vez no forno adicionei mais água mas o resultado é o mesmo, o pão fica muito compacto húmido e amarelado por dentro tipo aborrachado. Noto que após a fermentação a retirar a massa esta parte-se muito e fica já muito compacta e seca, já experimentei dar uma hora de fermentação e o resultado é o mesmo. Só hoje é que li a sua resposta, talvez tente só com o polvilho e girassol, acha que será da linhaça? Obrigado

        Gostar

  8. Olá, segui a sua receita fielmente, excepto o levedar que foi necessário ficar mais tempo e obtive um excelente e saboroso pão do qual fiquei imediatamente fã. Muito fácil e rápido de fazer. Parabéns pela fantástica receita. Bem haja!

    Gostar

  9. Ola, obrigada pela receita, tentei fazer e o meu pão ficou gostoso, mas como se não tivesse cozido por dentro, muito baixo.
    O que poderei estar a fazer mal?
    Pode ajudar-me?

    Gostar

  10. Comprei 200g de sementes girassol que vou moer no moinho pois não encontrei a farinha já feita. Pergunta ignorante é 200gr sementes girassol moída dá 200gr em farinha ?
    200g água é medida como ??
    Obrigada

    Gostar

    • Olá! A menos que percas muito nas transferências entre recipientes, de 200 g de sementes obterás 200 g de farinha. Para pesar a água fazes de igual modo, colocas a taça onde vais misturar sobre a balança e despejas a água até eprfazer 200 g. Podes utilizar um medidor onde 200 g de água corresponde a 200 ml, mas a precisão é maior na balança.

      Gostar

      • Obrigada. So mais um esclarecimento eu vou fazer pão manualmente a agua deve ser adicionada morna ? So tenho forma bolo inglês 25 comp x 11 larg cm…axa que ficará bem ?

        Gostar

      • Paula, nesse caso recomendo que dupliques a receita, ou que faças a versão em bolinhas. Se a forma for demasiado grande, a massa irá ficar mais espalhada, o pão irá ficar mais baixo e cozer mais rapidamente. A água deve estar fria.

        Gostar

  11. Boa tarde

    Hoje alterei a receita com mistura de farinhas e sementes como li nos comentários. Mas a massa não está a crescer como costuma crescer com a receita original. É normal?
    Obg

    Gostar

  12. Olá!
    Já fiz a versão em bolinhas e ficou delicioso mas agora queria experimentar esta. Se usar uma forma de silicone (que é a que tenho) tb é preciso adaptar o tempo no forno?
    Obrigada e parabéns pelas receitas maravilhosas!

    Gostar

  13. Olá Márcia,
    Fiz esta receita e da primeira vez, usei 100g de sementes de girassol, 20g de chia e 50g de farinha de amêndoa, ficou bom de sabor, mas abateu, acho que é do tamnho da minha forma, vou ter que dobrar todos os ingredientes, certo?
    Fiz ontem a versão da mama paleo e não gostei do sabor, coloquei so metade do sarraceno, que acho que é esse sabor que eu não gosto e , coloquei a outra metade de teff e de chia. Este até cresceu, mas são mais farinhas, deve ser disso, mas há algo no sabor que não gosto.
    Será o sarraceno ou a teff?
    Obrigada

    Gostar

  14. Olá Márcia,
    Hoje fiz pela segunda vez a sua receita, optando desta apenas pela farinha de trigo sarraceno. O pão ficou delicioso e fofo como na primeira vez em que só usei farinha de sementes de girassol, apenas ficou baixinho. Não que seja problema pois ficou excelente na mesma. Pergunto se as 400gr de água que coloquei foi em demasia, ou teve influência no crescimento, pois notei que massa ficou ligeiramente mais mole.
    Gratidão pela dedicação e partilha, bem haja.

    Gostar

  15. Olá olá
    Quero agradecer as fantásticas receitas que partilha com todos nós.
    O pão para mim é a parte mais difícil do Paleo mas com esta receita o pãozinho está assegurado. Já comprei a mistura da Larica e ficaram muito bons. Como as entregas seguem só à segunda, tenho dois paleos que não aguentam até à próxima entrega e vou experimentar a receita de raíz.
    A minha dúvida é se posso usar farinha de sementes de abóbora e, em caso afirmativo, se uso a mesma quantidade de água.
    É que neste momento só tenho polvilho doce, amargo, semente de abobora, de shia, linhaça dourada, sementes de papoila e sésamo. Não sei se posso fazer uma mistura… mas tenho algum receio porque é a primeira vez que vou experimentar.
    Obrigada 🙂

    Gostar

    • Olá Fernanda, muito obrigado! Pode usar sementes de abóbora, mas o pão ficará com um tom mais esverdeado. A quantidade de água será a mesma. Pode colocar 140 g farinha de sementes de abóbora e 30 g de linhaça dourada moída. Fico a aguardar feedback 🙂

      Gostar

  16. Boa tarde. O pão ficou óptimo de sabor. No entanto, a côdea ficou muito dura. Como poderei resolver? Tenho receio de deixar menos tempo e não ficar bem cozido… Obrigada.

    Gostar

  17. Bom dia, já fiz este pão algumas vezes e, com exceção de uma vez, saiu-me bem.
    Hoje como não tenho polvilhos nem sementes girassol suficientes fiz:
    -85gr sementes de chia + 85gr de quinoa
    -210 farinha teff
    A água tive que aumentar muito mais… Neste momento está a levedar. Vamos ver como corre!
    Com estas farinhas, é na mesma 1h no forno?
    Obrigada 🙂

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s